+55 81 3031-3393 cesa@cesasaude.com.br

Técnico em Radiologia

Aprender fazendo

Laboratórios bem equipados para as aulas práticas

l

Conteúdos de excelência

Conteúdos desenvolvidos para o melhor aprendizado

Nossos preços

Confira os valores do curso por turno e matricule-se agora mesmo, garanta a sua vaga e venha se um aluno CESA.

Sobre o curso

As transformações dos processos de trabalho e a rapidez com que surgem novos conhecimentos e informações, têm exigido uma capacitação permanente e continuada na área da saúde educacional para propiciar um atendimento qualitativo em todos os níveis intelectuais.  De fato, últimas décadas o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico promoveu profundas modificações no mundo do trabalho, incluindo o perfil profissional que se deseja formar. Os problemas e desafios profissionais exigem um novo conjunto de valores, juntamente com novas qualificações.

Considerando o avanço da tecnologia na área de saúde e em especial da Radiologia Médica, surge a necessidade de aprimoramento técnico para os profissionais que hoje trabalham sem uma habilitação legal, e para a capitação de jovens que buscam uma nova profissão. Evitando assim expor o paciente/cliente a qualquer radiação desnecessária, garantido sua saúde e integridade física, direito fundamental do ser humano.

Nos dias atuais existe uma carência no mercado de trabalho de técnicos formados para atuarem na área de Radiologia (Técnicas Radiológicas) e com isso, as atividades que seriam desempenhadas por estes Técnicos, estão sendo realizadas por leigos ou por Médicos Radiologistas e Biomédicos, o que significa um desvio da função destes últimos. Desta forma torna-se evidente a necessidade de ampliação de mais cursos nesta área, visando habilitar os leigos que estão atuando apenas com uma carteira provisória expedida pelo CONTER (Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia), com validade prestes a vencer.

Há de se considerar também, que os jovens que buscam uma nova profissão podem escolher exercer esta função necessitando, portanto, fazer este curso. Por outro lado, tem-se que ponderar que serviços desenvolvidos por Profissionais Habilitados a Nível Técnico, serão de melhor qualidade, elevando-se assim, a qualidade no atendimento à comunidade e conseqüentemente um menor risco à população, pois se trata de uma profissão que exige do profissional muito cuidado e preocupação com a prevenção radiológica e com a precisão dos diagnósticos.

Mercado de trabalho

Há uma crescente demanda no mercado de trabalho por profissionais técnicos em radiologia, principalmente por causa do avanço da medicina e da popularização dos planos médicos e de saúde.

Existem ofertas de emprego para estes profissionais em:

  • Hospitais
  • Clínicas de Radiologia
  • Clínicas de Diagnóstico por Imagem
  • Laboratórios
  • Ambulatórios
  • Indústrias de Equipamentos Radiológicos
  • Centros de Pesquisa
  • Clínicas Odontológicas

O técnico em radiologia também encontra oportunidades de emprego junto a órgãos fiscalizadores, operando equipamentos para detectar armas, drogas ou substâncias perigosas em portos, aeroportos e aduanas.

A indústria alimentícia é outro setor que emprega este profissional. Alguns processos radiológicos são utilizados na esterilização, pasteurização e conservação dos alimentos.

Objetivos

  • Desenvolver no aluno competências que lhe possibilitem exercer com eficiência, processos de trabalho na área da Radiologia, centrado nas ações do cuidar. Estas ações serão fundamentadas no saber, no fazer e no sentir e estarão voltadas ao atendimento das necessidades de saúde do cliente/paciente/comunidade nas diferentes fases do ciclo vital e comprometidas com a proteção e promoção da vida.
  • Oportunizar a formação em nível teórico-prático que possibilite ao educando ser um profissional capaz de responder ás demandas institucionais e sociais.
  • Incentivar os futuros profissionais ao diagnóstico de problemas e de busca de soluções, á revisão de rotinas de trabalho, considerando os aspectos legais, sociais e éticos.

DOCUMENTAÇÃO (Cópia):

  • Histórico escolar do ensino médio (ficha 19) ou comprovante de matrícula do ensino médio (a partir do 2° ano);
  • certidão de nascimento (ou casamento);
  • cédula de identidade, título eleitoral, CPF, certificado militar (para o sexo masculino);
  • uma foto 3×4, recente;
  • requerimento do aluno, solicitando a matrícula e declarando estar ciente dos termos do Regimento Escolar
  • Comprovante de residência.

Dúvidas frequentes

Qual a duração do Curso Técnico em Radiologia?

O curso tem a duração de 2 anos.

Share This