+55 81 3031-3393 cesa@cesasaude.com.br

Técnico em Nutrição e Dietética

Aprender fazendo

Laboratórios bem equipados para as aulas práticas

l

Conteúdos de excelência

Conteúdos desenvolvidos para o melhor aprendizado

Nossos preços

Confira os valores do curso por turno e matricule-se agora mesmo, garanta a sua vaga e venha se um aluno CESA.

Sobre o curso

O Técnico em Nutrição e Dietética abrange ações voltadas para a alimentação humana, levando em consideração estudos das necessidades nutricionais de indivíduos e coletividades, sadios e enfermos, em todas as fases do ciclo vital. Essas ações compreendem o transporte, a estocagem, a seleção e o preparo de alimentos, visando seu aproveitamento integral, sua distribuição e segurança alimentar. Ela encontra-se presente em diversos setores dentre os quais poderemos destacar a Alimentação Coletiva, a Nutrição Clínica, a Saúde Coletiva e a Indústria Alimentícia.

Pernambuco, considerado um dos grandes pólos turísticos do nosso país, referência na gastronomia nacional, maior polo do Norte/Nordeste e representante de uma rede hoteleira e de restaurantes em franca ascensão no patamar nacional, a presença do profissional Técnico em Nutrição com ênfase em Gastronomia faz-se urgente.

Os restaurantes comerciais, as cozinhas industriais e demais organizações do ramo estão buscando alternativas para oferecer produtos e serviços de qualidade, compatíveis com as novas exigências do consumidor, do ponto de vista nutricional, higiênico e organoléptico. Nesse contexto, o trabalho do profissional de nutrição com ênfase em Gastronomia ganha projeção na área, desenvolvendo atividades fundamentais para a preservação e a promoção da qualidade de vida.

O CESA, considerando esses aspectos, oferece este curso com o objetivo de desenvolver nos alunos as competências gerais do Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança e as específicas da habilitação técnica em Nutrição e Dietética, definidas a partir da análise do processo de trabalho desse segmento, respeitando valores estéticos, políticos e éticos, bem como mantendo compromisso com a qualidade, o trabalho, a ciência, a tecnologia e as práticas sociais relacionadas aos princípios da cidadania responsável.

Habilitação Técnica de Nível Médio em Nutrição e Dietética  – Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança atende ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei Federal nº 9.394/96 (LDB); no Decreto Federal nº 5.154/04; na Resolução CNE/CEB nº 04/99 e no Parecer CNE/CEB nº 16/99, do Conselho Nacional de Educação que propõe a realização do Curso Técnico em Nutrição e Dietética visando suprir a demanda por profissionais de saúde preparados para as novas exigências do mercado de trabalho. Atende, também, à Resolução nº 333/04 do Conselho Federal de Nutricionistas – CFN, que dispõe sobre o Código de Ética Profissional dos Técnicos em Nutrição e Dietética, apresentando, no seu Capítulo II, as atribuições desse profissional.

Mercado de trabalho

Exigências para atuar na profissão

  • Ter diploma de graduação em Nutrição.
  • Estar registrado no Conselho Regional de Nutricionistas.

Regulamentação   

Lei nº 8.234, de 17 de setembro de 1991.

Atividades do início de carreira

  • Em hospitais e empresas, acompanhamento do cardápio e da higiene na manipulação de alimentos.
  • Na área de marketing de alimentos, análise de aspecto visual, sabor, composição química e tipo de público indicado.
  • Atividades de relações públicas e promoção de educação alimentar.
  • Produção de cardápios especiais.
  • Compra, preparação e distribuição de alimentos.
  • Atendimento a pacientes.

Evolução da profissão    

Não há muita variação das atividades ao longo da carreira. Com a experiência, o profissional assume a responsabilidade pela coordenação de equipes. Também pode se tornar consultor e montar a própria empresa.

Objetivos

O CESA ao oferecer este curso tem por objetivo responder às necessidades do mercado de trabalho, decorrentes de mudanças estruturais, introdução de tecnologias inovadoras e de materiais específicos para a aplicação nas diferentes modalidades onde os conhecimentos técnicos da nutrição e dietética com ênfase em Gastronomia possam ser aproveitados, de modo a facilitar o acesso do participante às conquistas científicas e tecnológicas do segmento.

O Técnico em Nutrição e Dietética é o Profissional que:

  • Acompanha e orienta as atividades de controle de qualidade – higiênico-sanitárias – em todo o processo de produção de refeições e alimentos;
  • Acompanha e orienta os procedimentos culinários de preparo de refeições e alimentos;
  • Coordena a execução das atividades de porcionamento, transporte e distribuição de refeições;
  • Supervisiona as dietas hospitalares com a prescrição dietética previamente estabelecida pelo nutricionista.
  • Participa de programas de educação alimentar.

Enfim, o Técnico em Nutrição e Dietética é o profissional empenhado na promoção da saúde e na busca do bem-estar de indivíduos e da coletividade. Atua nos diferentes segmentos, sob supervisão do Nutricionista, realizando atividades em Unidades de Alimentação e Nutrição, tais como:   Restaurantes industriais e comerciais, hotéis, cozinhas experimentais, creches, escolas e supermercados; em Unidades de Nutrição e Dietética: hospitais, clínicas, instituições de longa permanência e similares; em ações de Saúde Coletiva: Programas institucionais, Unidades Básicas de Saúde e similares. Participa de ações voltadas para a alimentação humana, a partir do estudo das necessidades nutricionais de indivíduos e coletividades, sadios e enfermos, em todas as fases do ciclo vital. Essas ações incluem o transporte, a estocagem, a seleção e o preparo de alimentos, visando o aproveitamento integral, a segurança alimentar e a distribuição. Considera as normas específicas para elaboração de cardápios adequados ao público.

DOCUMENTAÇÃO (Cópia):

  • Histórico escolar do ensino médio (ficha 19) ou comprovante de matrícula do ensino médio (a partir do 2° ano);
  • certidão de nascimento (ou casamento);
  • cédula de identidade, título eleitoral, CPF, certificado militar (para o sexo masculino);
  • uma foto 3×4, recente;
  • requerimento do aluno, solicitando a matrícula e declarando estar ciente dos termos do Regimento Escolar
  • Comprovante de residência.

Dúvidas frequentes

Qual a duração do Curso Técnico em Nutrição e Dietética?

O curso tem a duração de 2 anos.

Share This