+55 81 3031-3393 cesa@cesasaude.com.br

Enfermagem do Trabalho

Especialização Técnica

Nossos preços

Confira o valor do curso e matricule-se agora mesmo, garanta a sua vaga e venha se um aluno CESA.

Sobre o curso

Os profissionais da enfermagem atuam nas redes de saúde pública ou privada, hospitalar e pré-hospitalar, em ambulatórios, creches, clínicas, em domicílios, em empresas do setor de serviços, em indústrias e outros espaços em que haja necessidade de cuidado humano, destacando-se hoje, a Enfermagem do Trabalho, como uma profissão necessária no mercado de trabalho.
Para atendimento a esta demanda o mercado de trabalho tem experimentado profundas mudanças, obrigando a uma reestruturação tanto de sua composição, como dos perfis profissionais que nele estão inseridos. Há uma necessidade de capacitar profissionais que exerçam suas funções de maneira pensante, autônoma, versátil, crítica, humana e criativa, buscando sempre o aprimoramento pessoal e a melhoria social. Pois é através dessa educação e da inserção na vida produtiva que poderemos minimizar as desigualdades sociais em nosso país.
As doenças ocupacionais colocam o Brasil entre os países que mais registram acidentes de trabalho no mundo, posição que poderia ser ainda pior se todos os acidentes ocorridos fossem notificados e se o universo de trabalhadores abrangidos pelas estatísticas não estivesse aquém da força de trabalho realmente existente no país. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho – OIT, o país ocupava em 1999, a 15а posição no ranking de acidentes de trabalho no mundo.
Os prejuízos com os acidentes também são significativos o Brasil gasta anualmente R$ 20 bilhões com acidentes de trabalho. Os gastos da Previdência Social são elevados. De acordo com o MPAS, o que se recolhe de prêmios é um pouco menos do que se gasta com benefícios, e do que se deixa recolher da contribuição quando da ocorrência do infortúnio, gerando desequilíbrio nas contas.
Diante dessa situação, torna-se imperioso priorizar ações e adotar políticas mais contundentes para a prevenção dos fatores de risco incidentes nos locais de trabalho. Nessa lógica, assume relevada importância mencionar que, no presente mercado globalizado, as relações comerciais bilaterais estão, também, levando em consideração padrões de exigência quanto às condições do meio ambiente natural e do meio ambiente de trabalho onde se produziu o bem ou o serviço.

Mercado de trabalho

Enfermagem do Trabalho, preparado para gerenciar funções de planejamento, análise e avaliação da saúde do trabalhador.

 

Objetivos

  • Proporcionar meios para que os Técnicos em Enfermagem aprofundem os conhecimentos e desenvolvam habilidades valorizando a Saúde e Trabalho no compromisso político-social com a qualidade de vida do trabalhador;
  • Estimular atitudes profissionais adequadas a uma atenção específica de Enfermagem em relação à Saúde do Trabalhador, privilegiando as ações preventivas integradas às da equipe multidisciplinar, com ajuizamento, organização e controle da assistência à saúde;
  • Suprir as atuais e futuras demandas deste profissional no mercado de trabalho, uma vez que está especialização não é oferecida com freqüência pelas instituições de ensino do Estado;
  • Formar especialistas de nível médio para atuar na saúde ocupacional nos diversos processos produtivos conforme estabelece a portaria do Ministério do Trabalho;
  • Oferecer ao profissional técnico em Enfermagem oportunidade de empregabilidade na saúde ocupacional.

Requisitos de acesso ao curso

A Especialização Profissional de Nível Técnico em Enfermagem do Trabalho é oferecida como um curso pós-conclusão para aqueles que possuem a Habilitação Profissional de Nível Técnico em Enfermagem. Portanto, os requisitos mínimos exigidos para o acesso ao curso são:

Ter concluído a Habilitação Profissional de Nível Técnico em Enfermagem.

Para o ingresso no Curso de Especialização Profissional Técnica em Unidade de Terapia Intensiva o candidato, no ato da matrícula deverá apresentar:

DOCUMENTAÇÃO (XEROX):

  • Cédula de identidade (RG);
  • CPF;
  • Comprovante de Residência
  • Certidão de nascimento (ou casamento);
  • Título de eleitor;
  • Diploma e Histórico do Curso Técnico Autenticado em Cartório.
  • Número de Validação do SISTEC
Share This